Para os iniciantes e pessoas mais tímidas, começar a frequentar a academia pode ser uma experiência intimidadora. Veja dicas para tornar o ambiente mais agradável, acolhedor e confortável para seus clientes.
É comum que pessoas com algum tipo de complexo ou que nunca frequentaram a academia sofram com a insegurança ou autoestima fazendo com que elas tenham uma atitude negativa.
Além de condicionar seus corpos, os treinadores precisam condicionar suas mentes para pensar positivamente e tornar a academia um local mais atrativo.
Como tornar o ambiente mais agradável para os alunos na academia
Como profissional da área, provavelmente você ama e já é um lugar confortável e feliz, onde se sente em casa. No entanto, para um cliente iniciante provavelmente não é assim tão fácil.
Imagine-se indo para a academia nu. Pense em quão estranho e embaraçoso seria. É exatamente assim que um cliente iniciante pode se sentir quando põe o pé no local.
Portanto, faça de tudo para tornar o ambiente mais agradável possível. Aqui estão algumas ideias práticas:
1. Dê-lhes um passeio e um guia rápido
Ajude na adaptação, ensinando-lhes onde ficam os banheiros, onde estão os vestiários, explicando brevemente como funciona cada ambiente, aparelho e como são montados os treinos.
Explique ainda as regras da academia, inclusive, sugira as vestimentas adequadas para que se sintam mais à vontade e mostre-se solicito para tirar qualquer dúvida durante o caminho.
2. Explique o porquê de cada coisa
Deixados sozinhos, todos nós gravitamos em direção à opção mais fácil. Afinal, por que passar pelo desconforto de ter aquela barra de aço áspera cavando suas costas com agachamentos quando há uma alternativa mais confortável?
Você sabe a resposta para isso, mas e clientes iniciantes? Se eles não entendem o porquê de cada exercício, de cada equipamento e de cada rotina de treinamento, provavelmente isso não vai agregar em sua motivação.
Faça-os entender o porquê das coisas desconfortáveis, e como elas podem ajudar a obter os resultados que sempre desejaram. Saber que nada é em vão com certeza ajudará a tornar o ambiente mais agradável.
Toda vez que você introduzir um novo exercício, uma modificação no estilo de vida ou um hábito nutricional, trace uma linha até o objetivo e ajude o cliente a fazer a conexão.
3. Seja um comunicador eficaz
Já esteve em torno de um "especialista" de uma profissão diferente da sua e que fez você se sentir estúpido? Pois é, definitivamente isso não é algo que colabora para que possamos ficar à vontade ou tornar o ambiente mais agradável.
Você provavelmente já leu um livro sobre treinamento pessoal ou algo relacionado à boa forma que era desnecessariamente complicado.
Quando você está envolvido em sua profissão, é fácil falar naturalmente sobre o assunto e sem querer, confundir aqueles que não compartilham seus conhecimentos.
Em vez de tentar impressionar seus clientes com termos acadêmicos que soem impressionantes, procure formas de simplificar e apresentar suas informações de modo que alguém sem experiência possa entender.
Por exemplo, digamos que você tenha um cliente de perda de gordura e decida fazer um treinamento intervalado com ele. Você sabe que a razão científica para isso é que o exercício de alta intensidade produz uma enorme quantidade de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício).
No entanto, tudo o que o seu cliente precisa saber é que quanto mais ele treinar agora, mais gordura e calorias ele queimará depois que a sessão terminar e ele / ela estiver fora da vida real.
Faça disso um jogo e procure continuamente maneiras de explicar a ciência do treinamento de maneiras simples e fáceis de entender.
4. Filtrar informações
A internet é a melhor e a pior coisa que acontece na indústria de fitness. Na era da informação atual, seus clientes são bombardeados com informações sobre condicionamento físico e dieta.
Como resultado, eles podem colocar um grande esforço na direção errada ou ficar paralisados por sobrecarga de informações.
No entanto, seu conhecimento, experiência e sabedoria pode não apenas fornecer boas dicas, mas também ajudá-los a filtrar as informações que recebem e guiá-los no caminho certo.
Saber que tem alguém na academia com quem pode conversar sem medo sobre as informações que recebem com certeza pode tornar o ambiente mais agradável.
5. Não exija além do que podem dar
Treinar é melhorar e se empenhar ao máximo. Seu cliente não deve sair de um treino se sentindo frustrado porque é cobrado além do que consegue oferecer.
Como você sabe, para criar uma mudança física visível você precisa exigir esforço para que o corpo sinta a necessidade de se adaptar ao estresse e dê tempo para se recuperar.
Embora criar esse estresse e sobrecarga possa ser um desafio para um cliente avançado, é fácil fazer isso para o iniciante.
Se um iniciante não está acostumado a fazer nada, então quase tudo pode inicialmente causar sobrecarga suficiente.
Seu cliente não precisa ser aniquilado para obter ótimos resultados. Além disso, é mais fácil recuperar de treinos mais fáceis e, assim, estimulá-lo a voltar e se sentir motivado.
No entanto, se você exige demais de um cliente iniciante na sua primeira sessão e ele ou ela não puderem andar pela próxima semana, você diminui o progresso.
Deixe claro que sempre é possível aumentar a intensidade, mas tenha moderação.
Torne o ambiente mais agradável utilizando a motivação
Hoje em dia, é mais fácil do que nunca se distrair com a última moda fitness ou querer se comparar com as celebridades ou desempenho de outros alunos. Seu trabalho é mantê-los focados no que realmente importa: seus objetivos e aptidões pessoais. Meça o progresso que eles alcançam e mostrem a eles que também estão se desenvolvendo em seu próprio ritmo.
Tente fazer com que os alunos conversem entre si, criem interações, forneçam motivação e troca uns com os outros.
Saber que devem se preocupar apenas com seu próprio desempenho e se desligar de comparações e competições com certeza tornará o treino mais leve, natural e o ambiente mais agradável.