O personal trainer é um profissional indispensável nas academias. Sua função é essencial para garantir que os alunos façam os exercícios corretos e não se machuquem. Mas quanto ganha um profissional da área?
Elaboramos um texto com as principais informações da profissão , formação, função e média salarial para tirar suas dúvidas sobre como ingressar na carreira ou até mesmo contratar ou não um profissional. Continue a leitura!
O que faz um personal trainer?
Se você chegou até aqui é provável que já saiba o que é um personal trainer, mas, você conhece todas as funções dessa área? Nós te explicamos.
A palavra personal pode ser entendida como pessoal ou individual, em outras palavras, esse é o profissional que atende às exigências, necessidades e gostos particulares do aluno.
É esse profissional responsável por elaborar, misturar e supervisionar treinos físicos, geralmente, as pessoas que começam a frequentar uma academia e não sabem por onde iniciar seu plano de treino procuram por esse profissional.
Não confunda personal trainer com coach
O coach é um outro profissional também muito presente nas academias, mas ele se difere e muito do personal trainer, até mesmo na questão salarial.
A principal diferença entre o personal trainer e o coach está na metodologia.
Enquanto o personal trainer trabalha para passar para o cliente exatamente o que ele deve fazer para obter uma mudança por meio das atividades físicas, o coach fitness atua trabalhando a mente dos indivíduos, para que eles mantenham a motivação e tenham mais disciplina.
Como se tornar um profissional trainer?
Se tornar um personal trainer não é algo que seja feito do dia para a noite. Essa profissão exige muitos conhecimentos sobre o corpo humano e as práticas esportivas.
Para ser um bom personal é necessário investir em educação qualificada. O mais recomendado para se ter base teórica e até mesmo prática é através da formação superior em uma faculdade de educação física.
Como atuar na área de forma regularizada?
O personal trainer é um professor de educação física que tem sua atividade regulamentada pelo CREF (Conselho Regional de Educação Física) com o foco em treinamentos individualizados e personalizados.
Para conseguir o registro é necessário apresentar o diploma de graduação em Educação Física, ou seja, é obrigatório ter passado pelo curso superior, duas fotos 3x4, comprovante de pagamento da inscrição e documentos de identificação.
O profissional deve possuir registro no Conselho Federal de Educação Física ou no conselho regional do estado em que reside.
Quanto ganha um personal trainer por mês?
A profissão de personal trainer é algo muito recente no Brasil, tendo um pouco mais de 30 anos do começo de sua ascensão no país, porém, essa é uma área que está crescendo rapidamente nos últimos anos.
Por conta do seu crescimento recente, os personal trainers não possuem um salário mínimo profissional único com validade em todo o país, mas, a categoria se encaixa como profissional de educação física, onde se tem base para calcular seu salário.
De acordo com leis estaduais e acordos sindicais que definem pisos salariais para professores da área, a média dos pisos salariais para a categoria fica em torno de R$1.403.
Conte com o Sistema SCA
Gerir uma academia nem sempre é uma tarefa fácil. Entre as despesas, relacionamento com os alunos, cuidados com a contratação de personal trainers e coach, tudo pode ser extremamente corrido.
O Sistema SCA tem ajudado milhares de academias a tornarem essa gestão algo mais simples, com seus recursos que vão desde envio de mensagem para os alunos até o bloqueio de entrada de inadimplentes.
Comece agora seu teste gratuito e confira todas as vantagens!