Quem é que não gosta daquela musiquinha para animar seu dia?! Seja naquela sua faxina em casa, no seu passeio de carro e, por que não naquele seu momento de realizar os exercícios na academia?!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga escolher as músicas para motivar seus clientes durante suas atividades físicas.
Ouvir música x performance do aluno
De acordo com o GE Atleta, treinar ouvindo música diminui a percepção do esforço, motiva e pode melhorar a performance do aluno.
Os benefícios em ouvir música durante a prática de exercícios foram apresentados pela primeira vez por cientistas americanos em 1911, ao observar ciclistas que iam mais rápido quando uma banda militar tocava nas ruas, em comparação a corridas em silêncio.
Segundo o Ministério da Saúde, a música pode ser um grande incentivo e companhia para prática de atividades físicas.
Mas, não podemos nos esquecer de que o incentivo à prática de atividades físicas não dependerá apenas da seleção de músicas aleatórias. É preciso escolher a playlist de acordo com a afinidade e a preferência do seu cliente.
É claro que você não conseguirá encontrar apenas músicas que todos os seus clientes se interessem, mas é importante que você se esforce para atender por completo os gostos musicais de cada um.
Para isso, pergunte a todos os seus alunos quais são as músicas que eles mais gostam e que mais lhe proporcionam otimismo e energia para treinar.
Garanta também que sua playlist tenha uma quantidade de músicas suficiente para tocar de forma aleatória e sem repetição (para não ficar cansativo). Assim, você consegue assegurar que todos os gostos musicais de seus clientes serão atendidos.
Mas, cuidado para não extrapolar no volume do som, tanto para não atrapalhar quem não gosta da música, quanto para não causar danos à audição de seus alunos.
O jornal “O Tempo” traz o resultado de uma pesquisa em que as músicas tocadas durante as aulas nas academias podem chegar a incríveis 110 decibéis (dB), 30 dB acima do limite recomendado pelos especialistas.
05 curiosidades sobre a música durante os treinos
- O ritmo e batida da música podem afetar o ritmo cardíaco: Estudos mostram que ouvir música com um ritmo mais rápido e uma batida forte pode aumentar a frequência cardíaca e a intensidade do exercício durante uma sessão de musculação.
- A música pode ajudar a reduzir a percepção de dor: Pesquisas sugerem que ouvir música durante o exercício pode diminuir a sensação de dor e desconforto associados ao treino, o que pode permitir que os atletas treinem por períodos mais longos e com mais intensidade.
- A Música pode melhorar o desempenho: Estudos mostram que a música pode aumentar a motivação e o desempenho durante o treinamento, ajudando os atletas a atingir seus objetivos de condicionamento físico.
- O gênero de música pode afetar o desempenho: Diferentes gêneros de música podem ter efeitos diferentes no desempenho atlético. Por exemplo, músicas de hip hop e rock podem ser mais motivadoras para alguns atletas, enquanto músicas de música eletrônica ou clássica podem ser mais relaxantes para outros.
- A música pode ser uma distração positiva: Alguns atletas usam a música como uma distração positiva durante o treinamento, ajudando-os a manter o foco e a resistir à fadiga e ao cansaço. Além disso, ouvir música pode tornar o treino mais agradável e menos monótono.
Benefícios em ouvir músicas durante as atividades físicas
- Diversos estudos já mostraram que a música pode ter efeitos positivos no cérebro liberando dopamina, neurotransmissor mais conhecido como "hormônio do prazer". Assim, tende-se a perceber menos a dor e o cansaço e treinar com mais vontade;
- Ao praticar regularmente exercícios físicos ao som de músicas, o seu aluno irá se concentrar mais na realização da atividade e consequentemente ter mais facilidade em memorizar a sequência dos exercícios;
- Melhora o humor dos alunos e dos funcionários, criando um ambiente mais agradável e descontraído;
- Faz com que a sua academia seja, de alguma forma, lembrada. Segundo estudos da Leicester University, empresas que tocam músicas que vão ao encontro do perfil do público e da marca são 96% mais lembradas.
Aproveite nossas dicas e crie aquela playlist sob medida para tornar sua academia um ambiente muito mais agradável e atrair cada vez mais alunos.
Gostou do conteúdo? Aproveite para navegar em nosso blog e conhecer mais dicas para turbinar as vendas da sua Academia.