A aula de dança é uma atividade que traz benefícios para a saúde de pessoas de todas as idades, além de proporcionar descontração e autoconhecimento.
Diversas pesquisas científicas associam as vantagens de movimentar o corpo embalado por um ritmo musical à prevenção de doenças e à melhora no quadro clínico, quando já há um problema de saúde instalado.
Ao fazer aula de dança, o corpo e mente saem ganhando e, pensando nisso, elaboramos uma lista com diferentes benefícios e modalidades que agradam todos os gostos.
Fazer aula de dança melhora o cérebro e a memória
Os movimentos realizados em uma aula de dança trazem muitos efeitos benéficos para o cérebro.
As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente uma área do cérebro conhecida como hipocampo, onde armazenamos as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio.
Decorar coreografias ou a simples sequência de passos e movimentos trabalha a memória. Algumas modalidades, como dança de salão, são indicadas também para melhoria da coordenação motora e para a concentração.
Para os idosos, a prática é sugerida para melhorar a função cognitiva.
A aula de dança pode combater a depressão
Ao começar uma aula de dança é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão.
Isso porque, durante a aula de dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a dança favorece a regeneração das células cerebrais.
Além disso, a socialização atrelada a todos os tipos de aula de dança também ajuda a prevenir e combater o transtorno depressivo.
Melhoria de postura
Ter uma boa postura é praticamente um pré-requisito para qualquer estilo de aula de dança.
O fato de se policiar para estar sempre olhando para a frente com o rosto na posição certa, sem deixar o queixo próximo do pescoço (o que hoje é tão comum por causa do uso do celular), é um impulso para manter a coluna na posição correta.
Com a prática, a coluna cervical e a região lombar são bastante beneficiadas e com isso as dores vão embora.
Além disso, o cuidado nas aulas de dança favorece a consciência corporal e pode ser transferido para o cotidiano. Devido a isso é possível perceber a melhora da postura.
Músculos tonificados
Os músculos das costas são bastante trabalhados na aula de dança, independente do ritmo escolhido, o que faz com que eles se fortaleçam.
Mas, não são apenas eles os beneficiados. Em todo movimento da atividade, um ou mais grupos musculares são trabalhados. Balé, zumba e street dance, por exemplo, ajudam a tonificar o corpo todo.
Perda de calorias
As aulas de dança colocam o corpo para se movimentar e essa é uma das formas mais indicadas para combater o sedentarismo e preservar a saúde.
Assim como outras atividades – entre elas a ginástica funcional, natação e corrida –, a aula de dança é responsável pela queima de calorias.
Há variações entre as modalidades e a frequência. Na dança de salão, por exemplo, são eliminadas em média 300 calorias por hora de movimentação. Já a zumba permite que até mil calorias sejam queimadas em uma hora de aula.
Qual ritmo escolher?
Um dos principais objetivos da aula de dança é promover saúde e bem-estar de forma divertida e descontraída. Para isso, é preciso gostar do estilo escolhido, sempre analisando suas preferências e gostos.
Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas modalidades para você conhecer melhor e auxiliar em sua escolha.
Conheça a aula de dança Sh’bam
A Sh’bam é uma aula de dança que envolve ginástica e pode ser feita por praticantes de todas as idades.
Com ritmos animados e divertidos, essa modalidade ajuda a melhorar a coordenação motora, promove mais resistência física, melhora a respiração, exercita a expressão corporal e aumenta a autoestima.
É uma dança que, além de emagrecer, diverte, pois tem movimentos fáceis de acompanhar.
Zumba
A Zumba é o estilo mais popular nas academias.
Essa modalidade mistura diversos ritmos latinos como samba, funk, axé e reggaeton para criar sequências de movimentos e coreografias divertidas e que ajudam a queimar calorias bem rápido.
Além disso, a Zumba é conhecida como uma das modalidades de dança mais divertidas para se praticar.
Com músicas atuais e alegres, os alunos podem se identificar com os ritmos, dançar em grupo e aprender coreografias novas.
Ballet Fitness
Se você pensa que para praticar ballet é preciso começar cedo está muito enganado. Nunca é tarde para se aderir à modalidade clássica.
O ballet fitness é uma linha mais recente que oferece os benefícios da dança com foco na queima calórica e no fortalecimento dos músculos. Não existem restrições de idade e é possível praticar o ballet fitness em academias.
Cardio dance
O Cardio Dance também é uma boa opção de aula de dança para quem quer emagrecer.
O foco dessa modalidade é mesclar diversos ritmos para trabalhar os músculos de forma localizada, o que ajuda a tonificar membros inferiores e a região abdominal.
Os exercícios são feitos com repetições para que o corpo seja trabalhado com eficiência e para atingir os grupos musculares corretos, eliminando gordurinhas localizadas.
O Cardio Dance é uma boa alternativa para quem não gosta de praticar musculação e não se identifica com levantamentos de peso.
Por que aulas de dança são importantes para a minha academia?
A diversidade das aulas de dança trazem diferentes públicos, de diferentes idades. Ao oferecer aulas de dança em sua academia, você aumenta seu público alvo e também os lucros.
O Sistema SCA ajuda você a garantir a organização, qualidade e eficiência no atendimento de sua academia com controle de acesso, gerência de turmas, ficha de treinos e muito mais. Entre em contato e comece agora o período de teste!