Se você tem uma academia é possível que tenha buscado pelo funcionamento e estrutura de outras e tenha se deparado com a presença do avaliador físico. Mas você sabe qual a importância da avaliação física na academia?
A crescente procura por academias demonstra uma certa preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar ou até mesmo com a aparência.
Com toda essa procura, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas modalidades, equipamentos de ponta e técnicas inovadoras, mas que podem não ser recomendadas a todos.
E é aí que entra a avaliação física. Ela pode trazer inúmeros benefícios ao aluno e segurança preventiva ao estabelecimento. Quer saber mais? Continue a leitura!
O que é uma avaliação física de academias?
A avaliação física é um procedimento realizado pelo profissional formado em educação física em um aluno que irá realizar alguma atividade ou treinamento físico.
O objetivo dessa prática é avaliar as condições atuais de saúde do indivíduo e tentar perceber quais exercícios podem fazer parte da rotina dele.
A partir da avaliação física o educador físico pode constatar alguns pontos importantes, como:
- identificar quais partes do corpo estão mais fracas e precisam de atenção especial;
- conversar sobre os objetivos que a pessoa tem com a atividade física;
- avaliar possíveis fatores de risco, como o sedentarismo ou doenças cardiovasculares.
O que consiste uma avaliação física?
Ao realizarmos uma avaliação física, teremos alguns indicadores que dirão sobre as condições físicas do aluno. São eles:
Anamnese
A anamnese é uma forma de traçar o perfil do aluno através da aplicação de um questionário para investigar possíveis problemas de saúde do indivíduo, riscos de doenças hereditárias e hábitos diários, como alimentação e sono.
Capacidade cardiorrespiratória
É o monitoramento da respiração e das batidas cardíacas ao se realizar atividades como pedalar ou caminhar na esteira, por exemplo.
Medidas antropométricas e composição corporal
Essa avaliação indica qual a composição corporal do avaliado. Ela pode ser feita das seguintes formas:
- índice de massa corporal (IMC): mede a relação entre peso (kg) e altura (metros). É um dos indicativos do risco de obesidade. Pode ser obtida pela seguinte operação: peso / (altura x altura);
- dobras cutâneas (ou pregas cutâneas): são aquelas famosas “dobrinhas”. É possível fazer a avaliação com o auxílio de um equipamento chamada adipômetro, essa avaliação mede a espessura de sete dobras cutâneas (da pele) no corpo e fornece a quantidade de gordura corporal;
- circunferências: essa medida pode demonstrar o acúmulo de gordura corporal nos membros;
- bioimpedância: por meio de eletrodos posicionados nos pés e nas mãos, esse método passa uma corrente elétrica pela água corporal, fornecendo indicadores, como massa adiposa, massa magra, gordura visceral e composição óssea.
Avaliação neuromotora
A partir de exercícios motores, como flexões ou abdominais, o avaliador pode perceber a flexibilidade, a força e a resistência muscular do aluno. Também é medida a amplitude de cada movimento.
Avaliação postural
Essa avaliação checa o alinhamento da coluna e investiga possíveis desvios posturais que podem ocorrer devido aos hábitos do aluno.
Desvios nos ombros e quadris são bastante comuns e precisam de exercícios próprios para serem corrigidos.
Importância da avaliação física
A avaliação física é fundamental na hora de começar uma atividade. Academias de qualidade devem exigir que seja feita como forma de evitar colocar a saúde do aluno em risco.
É um processo que revela as condições físicas da pessoa, indicando também potenciais limitações. Além disso, é um ponto de partida na hora de estabelecer os objetivos em um período preestabelecido de tempo.
E, para quem já é praticante, esse procedimento é fundamental para checar a eficiência do programa de exercícios realizados.
Vale lembrar que para quem está saindo do sedentarismo agora, o ideal é fazer um check-up médico completo e levar para o avaliador, que necessariamente precisa ter a formação em educação física e o registro no conselho regional.
Benefícios dessa prática
Além de ser fundamental para o profissional de educação física fazer a prescrição correta do treino, de acordo com as características de cada aluno, e ajudar a identificar problemas de saúde.
É com a avaliação física que vai ser possível perceber se o treino está surtindo efeito, se é necessário fazer mudanças nos exercícios ou se há algo na alimentação que esteja impactando no alcance de resultados para fazer os ajustes necessários.
E é por isso que a avaliação física deve ser realizada de forma periódica, dentro de um período determinado pelo profissional que faz o acompanhamento e, de preferência, em conjunto com um profissional da área de nutrição e fisioterapia.
Como oferecer uma boa avaliação física?
Você deve ter percebido que a avaliação física na academia oferece muitos benefícios para os alunos, o que também é um diferencial para os empresários que desejam um lugar de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.
Praticamente todos os bons profissionais da educação física alertam que a avaliação física é indispensável para prescrever um treino adequado e eficiente, que proporciona toda a segurança. Qualquer aluno se sentirá seguro e motivado ao perceber que está sendo acompanhado de perto por profissionais qualificados.
Oferecer esse serviço, de uma forma estratégica e personalizada é comprovar o quanto a avaliação física na academia é parte essencial e chave para motivar e vender mais, pois assim o cliente se sente realmente acompanhado.
Pensando nisso, o Sistema SCA conta com o recurso de Avaliação Física que faz, compara e gerencia a avaliação física de todos os alunos da academia, mantenha as informações organizadas e acessíveis para você e seu aluno.
Comece agora mesmo um teste gratuito e confira as vantagens!