O SCA Desktop é compatível com principais bancos para a emissão de boleto bancário.
Para utilizar esse recurso, é necessário alguns requisitos.
1. Possuir conta corrente, de preferência jurídica, com convênio para cobrança bancária.
- É necessário firmar um convênio de cobrança bancária com o banco desejado. Entre em contato com sua agência bancária para obter maiores informações.
- Desde o início do ano de 2017, os Bancos trabalham somente com o tipo de carteira de cobrança “Com Registro”, porém, se você possuir um convênio com carteira “Sem Registro”, entre em contato com nossa equipe para que possamos auxilia-lo na configuração.
Veja abaixo a diferença dos dois tipos de cobranças:
- Cobrança Sem Registro - Utilizando essa modalidade de cobrança, quem emite o boleto, imprime e envia ao cliente é você. O banco não sabe quantos boletos você está emitindo, a não ser que o cliente pague o boleto. Nesse caso a cobrança da taxa bancária é feita por boleto recebido (boleto pago).
- Cobrança Com Registro - O Banco emite os boletos e guarda todos os registros. Passados os prazos estabelecidos por você, o banco envia a cobrança para protesto, ou seja, o nome do cliente pode ir para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou SERASA e outras ações jurídicas podem ser tomadas. Nesse caso a cobrança da taxa bancária é feita por cada boleto gerado. (Pago ou Não). Alguns bancos também autorizam que você faça a emissão dos boletos, porém deverá enviar ao banco um arquivo de remessa que contém o registro de todos os boletos gerados pelo sistema.
Atualmente a configuração de boletos está ativa para os seguintes Bancos:
- 001 – Banco do Brasil
- 033 – Banco Santander
- 041 – Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul)
- 104 – Caixa Econômica Federal
- 237 – Banco Bradesco
- 341 – Banco Itaú
- 748 – Banco Cooperativo Sicredi
- 756 – Banco Cooperativo do Brasil (Sicoob)
2. Configurar o SCA Desktop para a emissão de boletos.
- Após realizar o convênio com o Banco, o seu gerente lhe enviará um e-mail com todas as informações necessárias para preencher os dados no seu Sistema. Para configurar é simples, acesse no sistema o menu Utilitários » Sistema e na guia "Boleto", vá no campo “Utilizar” e selecione a opção “BOLETO BANCÁRIO”. Por fim, selecione o Banco conveniado e insira o número de sua Agência e Conta Bancária.
Abaixo, maiores informações referentes aos botões da imagem acima:
- Dados do Beneficiário: Nesse item, irá preencher os dados cadastrais do estabelecimento (CNPJ ou CPF, nome da empresa e endereço).
- Configuração Básica: Os dados desse item são fornecidos pelo Banco e cada um deles solicita uma configuração. Exemplo: o Banco do Brasil exige o número do convênio e a variação da carteira, se o seu convênio for com outro banco, deverá verificar na configuração do sistema quais dados são necessários. Também, se utilizarem a carteira registrada, o campo “Exigir o cadastro completo do aluno na geração do boleto” deverá ficar selecionado “SIM”.
- Configuração Avançada: Configurações de multas, juros, descontos, tipo de documento a ser impresso, layout exigido pelo banco, protestos, etc.
- Instruções Caixa: Esse item ficará a critério do estabelecimento. Pode-se definir, por exemplo, a mensagem “Será cobrado multa por atraso no pagamento!”.
- Configurar Nosso Número: Cada boleto emitido irá gerar um número exclusivo, é possível configurar o próximo número do boleto de acordo com que o Banco solicitar.
Observação: Os dados preenchidos na configuração são de sua responsabilidade. Se o Banco no qual realizou o convênio for o Sicredi, o número do “posto” é inserido no campo referente ao dígito da agência bancária.
Veja também:
Configurando boleto simples no sistema.
Emitindo boleto bancário para o aluno.